terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tales of Destiny - Um JRPG de respeito!

by: Éder DZR

Imagine aquele jogo fantástico! Mas um jogo bom mesmo. Um jogo que fez a sua vida de jogador de RPGs eletrônicos se dividir em antes dele e depois dele. Aquele jogo que torna padrão para comparar contra todos os outros jogos.
Já imaginou?
Pois bem, o meu jogo foi o Tales of Destiny. Esse jogo fantástico, maravilhoso, lindo, excepcional, épico, sagaz, ninja, serelepe, estonteante, ... (troque os 3 pontos pelos seus melhores adjetivos) mudou o meu ponto de vista sobre jogos de RPG. Alguns devem estar se perguntando: "o que faz esse lunático gostar tanto assim de um jogo? E nem é Zelda..." Bem, tentarei responder aqui.


  1. Introdução
Antes de mais nada, vejam o vídeo de apresentação e me digam se não é empolgante!

Acho que essa apresentação só perde para a de Wild Arms...

   2.   Personagens

No jogo, temos dois personagens que mais se destacam:
Stahn Aileron, o idiota herói principal da série e Rutee Katrea, a ladra mais que esperta que comprova o quanto Stahn é idiota.
Tem mais uma pancada de outros personagens durante o jogo, mas vou citar os mais marcantes apenas...

   3.   História

Bem, aqui eu não vou entrar muito em detalhes, pois como o jogo foi tão fodástico que recebeu um remake e uma versão Director's Cut (seja lá o que for isso...) que a história meio que misturou um pouco. Se for para falar de historia, eu seguiria apenas a história do jogo original, que saiu para Playstation 1.
A história se passa em... OPS! Quase que eu faço SPOILER sem querer... Vamos deixar para os interessados no jogo que vejam a história por si só.

   4.   Inovações

Quem conheceu o jogo Tales of Phantasia, sabe que o jogo teve uma inovação no sistema de combates, que deixou de ser em turnos para ser um combate mais dinâmico. Para não perder a linha, a Namco lançou um sistema de COMBO, onde que os Hits são somado. No fim do combate, o maior combo feito vira Experiência para os combatentes. Se eu não me engano, esse foi o primeiro jogo que eu vejo esse sistema de combo. Dêem uma olhada em um combate do jogo (AVISO, contém SPOILER):


Também pode personalizar o nome de qualquer hero do game, e não somente do personagem principal. E pode mudar a qualquer hora do jogo! Ou seja, se não gostar do nome Stahn, pode jogar com um DZR Aileron. Se enjoou do DZR, pode colocar um Eder Aileron... E por aí vai.

   5.   Além do jogo

Como de praxe, bons jogos viram mangás! E o jogo tem seu próprio mangá, que chama Tales of Destiny (Uau! Que sagaz...)! Traduzido do japonês ao inglês pela extinta Boku-tachi, e disponibilizada por várias Scanlations (na verdade, só achei duas até hoje...), o mangá relata a história perfeitamente, com a mesma emoção de jogar o game. Ou seja, se não está afim de jogar o jogo mas quer saber da história apaixonante do jogo, leia o mangá.
Se estiver interessado em ler o mangá, acesse o link http://manga.animea.net/tales-of-destiny.html

   6.   E o que te faz achar que o jogo é tão bom?

Quem conhece a franquia Tales Of sabe que dificilmente a Namco faz um outro jogo baseado na série antiga (vide vários jogos Tales Of que existem...). A série Tales of Destiny teve uma continuação, chamada Tales of Destiny 2, lançado para Playstation 2 (não confundam com o Tales of Destiny 2 lançado para Playstation 1, pois o nome original dele é Tales of Eternia), um remake para Playstation 2 e uma versão Director's Cut (acho que já falei isso), uma série de mangá e mais uma legião de fãs!
Se isso não te convenceu, vai por mim e jogue, pois o jogo realmente mudou meu ponto de vista sobre jogos de RPG.

   7.   Esse post não deveria ser mais completo?

Sim, mas como eu gosto de sempre deixar um postagem realizada de forma bem pessoal, não gosto de ficar copiando informações de outros lugares. Mas eu não sou tolo de não lê-las antes de escrever o que eu acho...
Mas se quer algo bem completo mesmo, acesse um dos vários WIKIS existentes sobre o jogo. Olha o link aí: http://aselia.wikia.com/wiki/Tales_of_Destiny
E se quer saber TUDO do jogo, acesse esse link: http://shrines.rpgclassics.com/psx/tod/

Nenhum comentário: