quinta-feira, 12 de março de 2020

Metal Gear Solid V: A perfeição nos detalhes

por Éder DZR

Alguma vez você achou um jogo que fosse absolutamente perfeito? Mas assim, totalmente e completamente perfeito? Bom, eu ainda não achei algo assim, mas teve um jogo que chegou (BEM) perto disso: Metal Gear Solid V - The Phanton Pain.


Mas aqui, tio... Esse jogo foi lançado em 2015! E só agora uma postagem...


Bom, realmente a demora na postagem é algo imperdoável, mas peço desculpa aos nossos leitores pelo tempo no HIATO. Na postagem abaixo tem os motivos do semi-abandono do BLOG. Se possível, nos deem mais uma chance, OK?
Agora voltando para a programação, digo, postagem normal.

Um jogo (quase) perfeito? Sei...


Pode parecer algo inacreditável, mas esse jogo conseguiu esse feito. Gráficos, sons e efeitos sonoros, jogabilidade e câmera, objetivo, diversão... É quase impossível achar algo ruim nesse jogo. E agora vou dizer porque acho esse jogo quase perfeito. Ah, também tentarei falar de uma forma que não traga nenhum SPOILER do jogo, pois eu acho que cada um deve viver a sua própria emoção ao descobrir os fatos nesse jogo. E acreditem: Kojimão da Massa sabe fazer uma história. E um plot twist suculento.


Metal Gear Solid V consegue fazer algo que eu não via em quase nenhum dos jogos da nova geração e nem da geração passada: vontade de jogar loucamente.

O controle do jogo é simples ao ponto de ser o mais completo possível. O jogo consegue usar todos os botões do jogo de forma quase única (mas ainda existe o botão de pause padrão) e a combinação deles não é tão complexa, fazendo com que até um jogador casual possa jogar bem o jogo. Não vou explicar o que cada botão faz porque os tutoriais e dicas do jogo já deixam bem claro o que cada botão faz (não vou ficar falando que no jogo você pode correr, arrastar, atirar, se esconder...). Para alguém que não tem tempo de aprender um jogo com comandos complexos, Metal Gear Solid V simplesmente tem tudo aquilo que eu desejei: simples, porém completo.

Os sons do jogo faz você se sentir realmente um SNAKE. A chuva, a corrida, o tiro, o abrir de portas  e até mesmo o esbarrar de uma cadeira influencia no jogo. Os inimigos ficam atentos a qualquer barulho e qualquer vacilo pode colocar o local todo em alerta. E a trilha sonora encaixa em todos os momentos de forma ímpar, trazendo a emoção certa para a cena certa do jogo. Até mesmo as fitas que ficam espalhadas no jogo, para você coletar, são músicas fantásticas. E todas no clima dos anos 80.

A história do jogo foi muito bem orquestrada, pois esse jogo é meio que um pre-sequel (Explicando de forma rápida: eu falo que ele é um meio pré-sequel porque ele se passa entre o jogo Metal Gear Solid Peace Walker e o Metal Gear Solid, versão de Playstation 1). As missões do jogo explicam muito bem a trama do jogo, instigando o jogador a querer saber mais da história, até finalizar. A maior finalidade desse jogo é aparar as pontas soltas da história de Metal Gear. Em uma outra oportunidade, podemos falar sobre isso mas já existe muito material falando da história/lore do jogo. E já se preparem para grandes emoções na história. Claro que, se você for um fã ferrenho da história, vai entender no meio do jogo a história e as revelações do jogo não serão tão grandes assim.

As formas de jogar Metal Gear Solid V são variadas e todas divertidas. Você quer jogar de forma stealth? Sem problemas. Você quer se sentir o Rambo e ir metralhando e explodindo a tudo e a todos? Vai fundo, máquina de guerra. Você quer jogar no modo mais preguiçoso possível e deixar o próprio jogo fazer quase tudo? Fique a vontade. E o jogo te proporciona ferramentas para jogar dessas maneiras: você terá armas, aliados, veículos e até mesmo o apoio aéreo da base para concluir as missões, ao melhor estilo SEU ESTILO PRÓPRIO.

Agora é a hora do QUASE

Infelizmente não temos aquele jogo 100% perfeito. Temos vários que chegam bem perto, como o The Legend of Zelda: Ocarina of Time, The Witcher 3, Chrono Trigger mas nenhum é perfeito. E o Metal Gear Solid V entra nesse grupo seleto de QUASE...

A missão introdutória é a mais importante do jogo, pois já vai com o tutorial embutido, mas ela é muuuuuuuuuuuuuuuito chata. Chata e maçante e a única coisa que você deseja é ter um botão SKIP, para acabar com a missão.

Ao jogar, você repara que o jogo dá uma sensação de que está incompleto. Passando de 60% do jogo, no modo história, você vê missões repetidas, porém com dificuldades diferentes. Umas 2 ou 3, após os 60% do jogo completado que são realmente importantes para a história enquanto as outras estão lá só para "encher o jogo". Uma dessas partes acima é o prólogo novamente, mas dessa vez tem uma revelação muito importante para a história.

Tudo bem. Entendi o seu ponto de vista. Mas vale a pena jogar Metal Gear Solid V?

Vale e muito! O jogo funciona do mesmo esquema que o Metal Gear Peace Walker, que é a construção de uma Mother Base forte. No jogo prólogo, chamado de Metal gear Solid V - Ground Zeroes, (alerta de pequeno spoiler, mas não afeta em muito a experiência com o jogo), a Mother Base que foi construída no jogo Metal Gear Solid Peace Walker é totalmente destruída. E uma das premissas desse jogo é reconstruir a Mother Base.

Então se prepare para horas e horas de coleta de soldados, engenheiros, veículos, armas, metais preciosos, metais comuns, aminais (agora é possível montar um zoológico no jogo). O jogo fica uma experiência a lá Pokemon, aonde você tem que ir capturando o que há de melhor nas bases inimigas e mandando para a sua.

O modo ONLINE do jogo baseia-se justamente em invadir bases de outros jogadores. E você pode roubar recursos desses jogadores também! Por isso é muito importante ter a sua própria base forte.

Se eu não me engano, a última vez que eu joguei, a minha base estava no ranking 2222 mundial. Depois tenho até que jogar para ver aonde cheguei.

Conclusão


Jogue Metal Gear Solid V. Não precisa nem ter jogado os outros. Apenas aprecie essa obra de arte maravilhosa que o Kojima nos entregou, mesmo tendo que acelerar a entrega do jogo. A treta que envolver o Kojima e a Konami nesse jogo eu não vou citar aqui, mas ela foi tão pesada que ele foi demitido da Konami no dia do lançamento do jogo.

E perdoem o escritor pelo texto muitas vezes falho entregue. Estamos tentando evoluir e o seu comentário sobre o conteúdo entregue é importante demais para a gente evoluir constantemente. E obrigado por ler até aqui!!!







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