quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sonic Generations, por Éder DZR


Oi pessoal... hoje mais um vez tem participação especial no blog, meu querido amigo Éder.
Lembrando que você também pode ser um colaborador do O Bom da Coisa sem muito compromisso, rsrsrsrs =*

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Opa! Olha eu mais uma vez, contribuindo com o blog da Vivi! E, como bom colaborador, vim até aqui para falar sobre mais um jogo: SonicGenerations. Essa visão do jogo não é baseada em review de lugar nenhum e sim de um jogador que já curtiu um pouco do jogo. Antes que possam criticar, já vou avisando que a opinião é pessoal e pode ser BEM parcial. Então, se não concorda com algo escrito, pode comentar a NEWS ou ignorar a sua opinião.
Uma aposta da Sega de atrair de volta os antigos jogadores de Sonic (para quem jogou Sonic no Master System até o sega CD) e os modernos (os jogadores de Dream Cast para frente) e aproveitar para comemorar os 20 anos desse grande mascote (o meu preferido, diga-se de passagem). Uma aposta alta. Alta até demais. E, como toda aposta alta da Sega, sempre se afundam...
Mas dessa vez a Sega acertou. Conseguiu fazer algo épico. Extremamente lindo e que, com certeza atrairá os jogadores de Sonic: tanto os modernos, como os retrôs. E eu, como um jogador de Sonic das duas eras, senti-me duas vezes atraído a completar esse jogo.
A história do jogo começa na celebração da tur... OPS! Conteúdo SPOILER detectado. Melhor deixar esse detalhe para quem for jogar... Mas se quiser mais informações sobre o jogo, pode olhar AQUI . Vou me atentar a falar DO jogo.
Bom, então vamos agora aos detalhes que me chamaram a atenção no jogo:

1. A volta as origens
Quem jogou Sonic4 percebeu um pouco que a Sega está tentando corrigir as “falhas” do passado. Falo “falhas” (entre aspas) porque eu agradei dos jogos, mas os jogadores retrôs não. A grade falha, no entanto, é que o jogo ficou muito pequeno. Na verdade, a Sega queria dar uma de esperta e dividiu o jogo em episódios. Ou seja, joguei apenas o episódio 1. E para que isso? Para lucrar, claro.
Como o Sonic4Episode 1 não agradou a todos (sim, a Sega deseja isso), SonicGeneratios foi anunciado. A idéia em SonicGenerationsé jogar um ato (act) do jogo com um Sonic diferente, tendo a fase voltada para o Sonic moderno, com fases 3D, passagens de corrida bem rápidas e tudo mais (como no Sonic Adventure) ou o Sonic antigo, com fase 2D e vencendo a fase, cheia de plataformas, inimigos e outros.
O que me impressionou é como que as fases com o Sonic antigo ficaram maravilhosas. Joguei pouco até agora, mas as fases que eu joguei (Green Hill, ChemicalPlant) foram praticamente reproduzidas ao extremo, com um leve toque de REMAKE. E a jogabilidade extremamente fiel as versões antigas do jogo.

2. As origens refeitas
As fases de Sonic1 e Sonic 2 refeitas (REMAKE) ficaram extremamente lindas. Uma sensação de correr novamente em Green Hill é fora do comum. Ok, está certo, todo jogo do Sonic, até o Sonic3 tiveram Green Hill, diretamente ou indiretamente, mas eu nunca me canso de ver essa fase, de ouvir a música da fase, de ver as novidades da fase... Para quem já jogou Sonic, é uma emoção sem igual.


3. SoundTrack perfeita
As músicas do jogo realmente encantam. Claro, tem as versões clássicas das músicas. Porém, ouvir as músicas refeitas, é o máximo.
A Green Hill mesmo é um espetáculo. Antes de entrar na fase, a música do cenário é tocada em um violino, dando um toque clássico à música. Simplesmente fantástico.

4. Exploração das fases
A muito tempo que Sonic deixou de ser um jogo de plataformas para ser um incrível jogo de corrida. As fases foram feitas para saber quem chega mais rápido ao final dela. Com essa idéia na cabeça, eu simplesmente pegava o controle e apertava para frente. Claro, os efeitos principais do cenário não têm como não ver, mas os mínimos detalhes sempre escapam.
Pensando nisso, a Sega colocou medalhas (rings vermelhos com uma estrela no meio. Quase uma moeda do Mario 64) na fase, para serem encontradas. Se não quiser, pode passar a fase em acha-las mas a cada moe, digo, medalha encontrada, uma artwork é liberada ou uma música. Um grande desafio para quem quer completar o jogo totalmente.

5. Desafios (Challenges)
Após passar todos os cenários, antes de encarar um boss, o jogo lhe oferece alguns desafios na fase, para poder vencer. Cada desafio é único, podendo mudar a fase do desafio totalmente, ou nada, mas dificultando demais a sua chegada. E após vencer cada desafio, um brinde é liberado. Com isso, fica-se mais motivado a jogar mais ainda o jogo.

Prós e Contras
Bem, nem tudo é um mar de rosas nesse jogo. Aliás, em qualquer jogo. Por isso, lá vai:
Prós
Jogabilidade original mantida. Para os dois Sonic`s.
Fases remodeladas.
Músicas clássicas refeitas. E as originais, mantidas.
Contra
Já chega essa história de ficar remodelando fases antigas de sucesso. É hora de ter criatividade de criar fases NOVAS.
Para se pegar o caminho mais rápido das fases, tem que jogar várias vezes, até descobrir como pega a plataforma certa, no timing certo.
Obrigação de fazer ao menos 3challenges por BOSS.

Conclusão
Bom, um jogo para se ter, jogar, rejogar, divertir, relembrar e dar os parabéns para a Sega. E também um alerta, para que a Sega pare de viver no passado e aprenda a acertar no futuro. É só olhar o exemplo do mascote da Nintendo, o Super Mário: não existe um Super Mario World

Um comentário:

Éder DZR disse...

Essa cara é muito bom! KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!

Vlw, Vivi por publicar a matéria. Se DEUS qser, num futuro próspero, tenha mais coisas... Ou não.