quarta-feira, 4 de agosto de 2010

RPG de Mesa




Hoje falarei de um dos meus hobbys preferidos... RPG.

Role Playing Game, não tem uma tradução literal para outros idiomas, então nada mais é que um jogo de interpretação em papéis.
No RPG precisa de jogadores(lógico) e um mestre ou narrador.
O Narrador é o responsável por criar a aventura, é onde ele pode mostrar toda sua habilidade de escritor e "sonhador", ele cria todo o cenário do jogo, a época, o script, os NPCs(que são personagens controlados pelo mestre).

Os jogadores ficam encarregados de criar seus próprios chars(personagens) de acordo com as regras do sistema e com as restrinções do mestre(se houver).

Sistema é onde vem as regras, ambientações, lista de aprimoramentos, perícias, atributos, raças.

Os aprimoramentos são aqueles toques especias que dão vida a seu personagem, por exemplo: Seu personagem é um Humano que usa 2 espadas curtas, uma em cada mão, então como aprimoramento ele tem Ambidestria(onde ele pode manejar "coisas" com ambas as mãos fácil-fácil, de acordo com a perícia que ele tem).

Perícias são os que dão, digamos, a personalidade de seu personagem, seu Humano ambidestro pode também saber escalar, nadar, cozinhar e muitos outras coisas, você só precisa dos pontos necessário, mas tem que haver com o background do personagem.

Os Atributos são os adjetivos de seu personagem em número, dependendo do sistema pode se ter: Constituição, Força, Inteligência, Carisma, Agilidade, Dextreza, Percepção, Fé[...]... é o que faz moldar seu personagem na sua mente, é incrível isso!

Raças já diz, seu personagem pode ser um humano, um elfo, um orc, um anão, um híbrido, uma fada, um vampiro, um lobisomem... depende do sistema e do mestre.

Background nada mais é que a história do personagem, exemplo: Tenho uma arqueira órfã, onde os pais foram assasinados quando ela ainda era muito pequena, foi criada por um senhor bondoso na floresta, ela tem um lobo negro de estimação do qual ela o salvou de um alcatéia de raça diferente, cresceram juntos. O senhor a qual criou a ensinou tudo de arquearia que sabia e como sobreviver na floresta.
Logo... eu criei ela com...
Perícias:
Em Arcos; sobrevivência na floresta; ... .
Aprimoramentos Positivos:
Familiar(lobo);
Aprimoramento Negativo:
Inimigos(quem matou os pais dela)

... e por aí vai!

Para jogar você só precisa de papel, lápis, borracha, o livro do sistema, dados de vários lados(você achava que só existia 1, aquele de 6 lados? rsrsrs), um bom grupo de amigos e muita, mais muito imaginação... RPG é um jogo teatral, onde você é o ator.



*RPG não tem nada haver com crimes!*

É isso... qualquer coisa, me pergunte, talvez eu tenha esquecido de algo.

Então... que role os dados! :D

Não esqueçam de comentar... preciso do feed-back! Bye Bye

7 comentários:

Cristiano Sousa disse...

É isso ai, RPG não tem nada haver com crimes e outras barbaridades que dizer por aí, RPG é um jogo saudável onde vc pode interagir e se divertir com seus amigos. Adorei seu blog, me deu até vontade de jogar hehe.

Lillows disse...

há tempos q num jogo RPG :\
saudades das madrugadas de sabado pra domingo na kza doas amigos

Ikarus disse...

Humm rpg :D ja tive bons momentos com isso, ja ri muito com as loucuras do povo rsrs :D



bY: Anderson !

Ator Porno disse...

Tempão que não jogo!

Unknown disse...

Post sobre RPG ... me lembra o RPGCON q rolou no começo de Julho em Sampa e que a radio tava lah ... alias de la veio a parceria com o BEJRPG .. anyway ... RPG eh divertoso ... mas eu era mais do Magic XD .. Inteh

by Hao (Radio AMC)

José Weyne disse...

Crime é ouvir as barbaridades que alguns jogadores falam do tipo:
Me jogo no chão e finjo de mortokkkkkkkkkk

Saudades nega...

Anônimo disse...

Nossa q legal,sempre quis entender melhor como se joga o rpg de messa
adorei esse super post
obrigado por dividir seu conhecimento conosco
bju